Corpo de Bombeiros emite Auto de Vistoria para Associação

A atual gestão do Condomínio Aruã, que prima pela forma ética e correta de administrar, vem se empenhando para buscar o enquadramento do residencial em todas as normas legais, para regularizar as questões e evitar autuações. Neste sentido, a mais recente conquista da Associação foi o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que foi expedido no dia 16 de novembro de 2017, abrangendo toda a área comum do condomínio.

De acordo com o diretor-tesoureiro, Edson Barros, nas diretorias anteriores, muitas obras foram realizadas, só que – sem fazer qualquer crítica aos antigos dirigentes, pois cada momento tem suas dificuldades – alguns procedimentos legais não foram observados. Assim sendo, com o objetivo de estar tudo em ordem, ele lembra de algumas mudanças que já foram feitas, como a transferência do canil, que estava em Área de Preservação Permanente (APP), a mudança de analógico para digital e o registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do sistema de comunicação de rádio comercial que é utilizado pelos funcionários e segurança, posto que era “pirata” até poucas semanas atrás, entre outras providências.

Além disso, a P1 e a P2 estão em fase de regularização junto à Prefeitura. “No entanto, a mais grave era a inexistência da certificação AVCB, já que todas as edificações do Aruã estavam inadequadas e, portanto, ofereciam um risco real”, esclarece.

Segundo Barros, houve, por parte da diretoria, especial empenho nesse processo, que foi longo e custoso para regularizar e legalizar essa obrigação, em razão da constante preocupação com a segurança dos associados – o projeto durou cerca de 12 meses para toda a regularização: “Após vistorias, cumprimento das exigências e apresentação de todos os documentos em conformidade com as normas técnicas pertinentes em vigor, para a segurança da família Aruã e de forma inédita na nossa história, conseguimos o AVCB, representando um verdadeiro marco para nossa comunidade, o qual precisa ser renovado a cada três anos.”

 

AVCB

O AVCB é o documento emitido pelo órgão que atesta que o local foi vistoriado e está em conformidade quanto à segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação e no Plano de Prevenção e Combate de Incêndios (PPCI).